segunda-feira, 27 de junho de 2011

Festival Folclórico de Parintins - AM






Verdadeiro exemplo de como manter viva toda uma cultura, além de afirmar orgulhosamente a identidade cabocla.
São intermináveis os preparativos para o espetáculo mais esperado da maior floresta do planeta. O Festival Folclórico de Parintins acontece anualmente nos dias 28, 29 e 30 de junho. Mas a festa do boi, como é chamada pelo povo, acontece todos os dias no coração dos amazonenses. Os ensaios, a confecção das alegorias, fantasias e coreografias têm início dois meses antes do grande evento celebrado no bumbódromo, o templo do festival, com capacidade para 35 mil expectadores.

Boi Garantido
Mais de 100 mil pessoas são atraídas anualmente para o Festival de Parintins: a cada noite, o resultado dos ensaios nos QG’s de Caprichoso e Garantido é apresentado através do conjunto folclórico, inspirado em lendas de pajelanças indígenas de várias tribos e costumes caboclos da Amazônia.

Boi Caprichoso
Marcada pelas impressionantes alegorias representadas por carros confeccionados por artistas parintinenses, a disputa baseia-se em lendas locais, as quais, ano após ano, voltam a povoar o imaginário popular, representando a história do homem amazônico através de uma grande festa, a qual contagia com suas toadas tanto os brincantes quanto o público nas arquibancadas.

Bumbódromo


Informações acessem:

http://www.parintins.com.br/index.asp

http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v6s0/v6s0a11.pdf

Abraços, Wander.

Nenhum comentário:

Postar um comentário