quinta-feira, 28 de março de 2013

Aconteceu de verdade. Será?!! Episódio XX

Neste episódio Zé Carocinho e Maria Galega relatam a primeira visita em uma colônia... Parte I


Estávamos nos habituando com a nossa rotina: de manhã escola, cuja convivência não poderia ser melhor, principalmente com os estudantes; à tarde logo após a sesta tomávamos aquele banho frio para despertar todos os ânimos. Organizava a casa, preparava a aula do dia seguinte e brincava com as crianças vizinhas. Isso quando não era necessário ir ao centro de Brasiléia-AC ou à Cobija-BO, realizávamos geralmente no fim da tarde, mas sempre com um objetivo em mente. O inesquecível sorvete artesanal da Dona A. Além de ser o sorvete mais cremoso e saboroso que provei até hoje, a Dona A é uma figura ímpar, de personalidade forte e com manias no mínimo engraçadas: atendia na hora que ela determinava, só aceitava dinheiro trocado e quando queria trocava um dedo de prosa com os clientes.
De repente surge um convite inesperado. Confesso que já tínhamos pensado nisso. Um aluno nos pergunta:
- Vocês querem ir para minha casa na sexta-feira? Vocês vão com a gente no caminhão e voltamos juntos na segunda-feira do mesmo jeito. Bora?!
- Hum! Vamos sim... Qual é o Ramal?
- Oba! Meus pais vão gostar de conhecer vocês. Ah! Ramal da Cajazeira.
Ficamos super empolgados para conhecer a colônia, como são identificadas as propriedades na zona rural no Acre. Experimentar e compreender o estilo de vida das famílias remanescentes dos Seringais e fazendeiros sulistas, que até há pouco tempo viviam em empates
Na sexta-feira embarcamos em nosso ônibus como de costume, porém com uma bolsa a mais, que logo despertou a curiosidade do pessoal. Fizemos um mistério, um charme antes de revelar nossos planos para o fim de semana. Todos ficaram surpresos, pois não era uma ação corriqueira na escola, na verdade era a primeira vez naquele ano em que um aluno convidava professores para passar o fim de semana em sua casa, ou melhor, na colônia.
Na escola o aluno correu até nós, assim que desembarcamos do ônibus e quando viu uma bolsa a mais em minhas mãos, perguntou sorrindo: 
- Vocês vão comigo pra colônia?
- Sim, vamos!!!
Estávamos mais ansiosos do que o próprio estudante...


Não percam.
Em breve o próximo episódio Aconteceu de verdade. Será?!!

Abraços, 
Zé Carocinho e Maria Galega


Nenhum comentário:

Postar um comentário